Organizacional

REESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL


Sabe-se que toda empresa possui uma estrutura organizacional, formal ou informal, pois há em sua operação atividades inerentes e essenciais ao seu funcionamento. A questão reside que muitas empresas dado seu crescimento perdem o foco quanto às competências e atribuições reais das áreas, o que gera desequilíbrio de ação, podendo ser pela centralização de decisão, processos distorcidos e tantas outras questões. Desta forma é necessário o dimensionamento desta dentro da competitividade do mercado em que atua, onde as empresas só conseguem desenvolver os seus negócios com sustentabilidade a partir de um Modelo de Gestão, que esteja alicerçado em uma Estrutura Organizacional adequada, observada as suas competências, estratégias e características do negócio. Estratégias e estrutura interagem continuamente.

Assim desenvolvemos a MALOR® Metodologia de Alinhamento Organizacional, que propõe o alinhamento das forças organizacionais da empresa, observando o nível de responsabilidades, conhecimento/técnica, tecnologia e ação(atitude) empregada em relação aos resultados esperados (por clientes, mercado, sociedade e acionistas).


Diferencial e Resultados


A nossa Metodologia possui uma abordagem objetiva e alinhada ao negócio da empresa:

Temos como objetivos atualizar as atividades e verificar o raio das ações(atribuições), definindo em conjunto com as áreas envolvidas (profissionais/gestores) o nível de relação e controles compartilhados dos processos existentes entre as áreas em face aos resultados e aplicabilidade dos recursos envolvidos (conhecimento/técnica, pessoal, tecnologia e financeiro);

Estabelecer uma linha de atuação entre as áreas, que agilize e melhore os resultados por Diretoria, podendo ser através da integração/absorção ou divisão destas (Gerências, Unidades);

Permite à empresa se autoavaliar e verificar dado o nível das atribuições e objetivos por áreas, bem como complexidade e importância destas para o conjunto do negócio, quais as características e nível de gestão requerida. Tipo cabe nessa área uma Gerência, Coordenação e outro tipo de formatação frente o nível de decisão, estratégia e agilidade requerida.


MAPEAMENTO, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS.


Todo empresa possui um quantidade variada de atividades, que distribuídas nas suas diversas áreas, compõem a sua funcionalidade/operação. A questão reside que muitas vezes a forma de fazer não é a mais indicada e ou não é da empresa, mas sim do profissional que executa. Esta solução possibilita a empresa conhecer os seus processos, bem como deter e estabelecer em conjunto com os seus profissionais, qual a melhor forma de realizar as suas atividades, o que possibilita melhoria nos resultados, bem como a geração de indicadores de produtividade efetivos. Assim desenvolvemos a MADECOMP® -Metodologia de Análise de Desenvolvimento Compartilhado de Processos;


Diferencial e Resultados


A nossa Metodologia possui uma abordagem objetiva e alinhada ao negócio da empresa:

Mapear e analisar processos só possui eficácia se houver o envolvimento dos profissionais da empresa e é nesse ponto que atuamos, pois quem mais conhece a funcionalidade e até os possíveis gargalos são eles. A questão reside, que mudar uma situação muitas vezes mexe com interesses e estes normalmente são pessoais e não de interesse da empresa. Assim a sensibilização e principalmente a condução requer metodologia que resguardem a imparcialidade/isenção quanto à execução e que o ponto principal é técnico e que beneficie o resultado.

A empresa está sempre em mutação, ou seja, evolução e neste contexto mapear e estabelecer processos é uma questão, mas sabe-se que estes também devem sempre acompanhar o ritmo da empresa. Isto requer profissionais nas diversas áreas antenados com isso e não somente uma área específica para cuidar deles. Dessa forma propomos que além da área seja formatado ou criado multiplicadores, que são profissionais capacitados para representar e atuar também com esse foco junto a sua área e a gestora. Requer mudança de atitude.


PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL.


É uma ferramenta bastante efetiva quanto a sua utilização, pois cada vez mais as empresas buscam conhecer e melhorar suas relações internas. Assim está ferramenta fornece subsídios valiosos que alicerçam a tomada de decisões quanto à melhoria das relações. A grande questão não é só elaborar e realizar a pesquisa, mas sim definir e implementar o Plano de Ação.


Diferencial e Resultados


A nossa Metodologia possui uma abordagem objetiva e alinhada ao negócio da empresa:

A metodologia possui uma forma de ação, onde as atividades de trabalho, serão realizadas de maneira compartilhada quanto a elaboração do questionário da Pesquisa de Clima com base nas informações e necessidades da organização, sendo este uniforme (comum a todos os níveis hierárquicos) e estratificado(específico por áreas) com objetivos essenciais (comuns a toda empresa) e ou específicos e que serão avaliados pela Consultoria e validados pela Gerência de Recursos Humanos ou outra designada. Este observará:
  • Linguagem adequada à empresa;
  • Definição das variáveis em conjunto com a empresa;
  • Variáveis mescladas para não revelar a intenção;
  • Definição da escala;
  • Validação do questionário.

A aplicação da Pesquisa pode ser via WEB ou em formulário impresso, conforme definição da empresa. Após a Tabulação e análise será gerados Relatórios comparativos sobre as percepções dos colaboradores da empresa dadas as variáveis analisadas, bem como cruzamentos de resultados por turno, idade, área ou outra definido no Plano Tabular;

A Pesquisa gera um Plano de Ação, onde a ADN atua na orientação quanto a definição do Plano de Ação, bem como acompanhamento periódico se assim for contratado.


REDIMENSIONAMENTO FUNCIONAL


Esta solução possui como principio estabelecer quais os aspectos e fatores que devem ser identificados, analisados e avaliados para servirem de parâmetros que justifique a correlação entre a capacidade de produção x quantidade funcional, ou seja, quantidade de profissionais necessários, dadas as necessidades da organização. Isto significa especificar a quantidade por Cargo, haja vista que cada Cargo possui um nível de competência e este é demandado pela área de atuação, dadas as atividades e resultados que deve produzir ou gerar. Assim desenvolvemos a Metodologia de Análise e Dimensionamento Funcional, denominada MADIF.


Diferencial e Resultados


A nossa Metodologia possui uma abordagem objetiva e alinhada ao negócio da empresa:

É importante ressaltar que o Dimensionamento Funcional não existe para reduzir postos de trabalho, mas sim para conhecer e adequar à quantidade de postos de trabalho as necessidades da Organização, estabelecendo um Plano de Ação quanto este for necessário e em dado período de tempo para ser ajustado.

Capacitação de equipe quanto a MADIF, pois após o dimensionamento funcional a empresa fica com autonomia para análise de aumento de quadro;

Mapeamento da quantidade de profissionais por área versus capacidade necessária;

Relatório de parâmetros que permitam dimensionar a necessidade de profissionais dado o cargo por área, observado as especificidades de cada área;

A Metodologia de Análise e Dimensionamento Funcional – MADIF, foi estabelecida para analisar os fatores intrínsecos ao funcionamento da empresa, observando o seu negócio e nível das atividades realizadas em relação aos objetivos/resultados que a empresa gera e ou precisa gerar (Estratégias). Assim a análise é pautada pela identificação das principais informações e acompanhamento situacional das operações realizadas pelas áreas que compõem a empresa. Esta análise permitirá a adoção de métricas que permitam circunstanciar o nível funcional, ou seja, indicar qual o quadro padrão de funcionários mínimo e adequado ao funcionamento operacional da empresa, observando as situações pontuais, como sazonalidades.

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